Housein Marketing digital em São José dos Pinhais

Sua Agência de Marketing Digital em São José dos Pinhais e Curitiba

Marketing digital e tradicional com foco em resultado

Sua agência de Marketing Digital em São José dos Pinhais e Curitiba

Marketing digital e tradicional com foco em resultado

Todos os dias a acordar, tenho uma mania chata e ao mesmo tempo boa de, antes mesmo de me levantar, dar uma olhada em minhas redes sociais.
Muitas vezes ao despertar, nos primeiros instantes do meu dia já há notícias interessantes ou assustadoras. Onde vários web amigos já compartilharam. Desta maneira fico a par do dos acontecimentos diários.

Hoje pela manhã, repeti meu ritual matinal, me deparei com um post de um grupo de empresários, onde há várias discussões. E pelo destino me deparei com esta da imagem abaixo:

A moça dizia na descrição, que ela já teve um texto “fofinho”, mas ninguém prestava atenção. A mesma, estava irritada com a atitude da cliente, que reclamou da forma que a empresa se comunica pelo Whatsapp.

Resolvi então pautar os erros cometidos por ela, no atendimento:

1. Seja sempre muito simpático. Pessoas não gostam de ser tratadas com se fossem máquinas.

2. Seja direto e objetivo. Ninguém tem mais tempo a perder com conversas furadas.
Neste ponto, a proprietária acertou a comunicação.

3. Se houver uma reclamação. De ouvidos ao que o cliente tem a dizer, e se possível (somente com possibilidade), tente mudar.

4. Tome sempre cuidado com a comunicação da sua empresa. Pense sempre, que seu empresa é uma pessoa (persona da marca). Ao responder rispidamente, sua marca se torna ranzinza, afastando assim muitos clientes. Além, de não ter indicações do seu serviço.

Neste caso da imagem, indiquei a dona da empresa, que é uma hamburgueria, a muda sua comunicação no Whatsapp, sem mudar o objetivo. Ficou assim:

“Boa noite, estamos muito felizes dos seu contato com a Hamburgueria XPTO (nome fictício), estamos com promoção TAL.

Para agilizar o seu pedido poderia responder estas perguntas:
• Qual é seu nome completo?
• Qual será seu pedido?
• Que tal colocar algum adicional no pedido?
• Quer alguma bebida para acompanhar?
• Como será a forma de pagamento?
• Precisa de troco?

Agradecemos o seu contato. Não esqueça de deixar seu ENDEREÇO COMPLETO e REFERÊNCIA.
Você é muito importante para a XPTO.”


A agilidade pretendida pela empresária continuaria da mesma forma, porém, acrescentei educação, simpatia e fiz inflar o ego do cliente.

Com uma pequena mudança na forma de falar. Podemos trazer o cliente para perto. Digo sempre, os clientes são carentes, querem um contato com humano.

Existe um empresa em Curitiba de tecnologia. A mesma, estava entrando em falência, pela concorrência muito grande na área.

Em um estudo, que foi dirigido pelo CEO da empresa, ele descobriu a dor do seu público alvo, que era a falta de interação humana. Os usuários, não conseguiam contato com os suportes desta companhia e nem de seus rivais.

Foi aí, que ele teve a brilhante ideia, de investir no atendimento pré e pós venda. Treinou seu colaboradores a atender qualquer dúvida, mesmo que estivesse fora do seu ramo (claro, quando possível o funcionário responder). Em pouco tempo, viu seu faturamento aumentar e fugir da quebra.

Quando perguntado sobre o seu segredo, ele diz: Nós atendemos o telefone.

Não é Simples?

Darei algumas dicas para melhorar a comunicação com o cliente:

1. Saiba o que falar. Passar insegurança na fala, na explicação de um produto ou serviço pode arruinar se atendimento;

2. Não seu gírias. Tenha muito cuidado com a sua conversa. Mostre seu profissionalismo e seriedade.

Caso, sinta um brecha do clientes, converse normalmente como se fosse seu amigo.

Conheço uma corretora imobiliária, que podemos chamá-la de camaleão, quando o intuito é fechar negócio. Ela trabalha em uma cidade da região metropolitana de Curitiba, neste lugar os imóveis são de padrão C, D e E.

Na venda, ela se adapta ao cliente, conversando da mesma maneira dele. Se o cliente usa gírias por exemplo, ela também usa, se ele fala formalmente, desta maneira ela vai conversar.

Ela, é uma das melhores vendedora de imóveis da empresa na cidade.

3. Seja objetivo. Pode até começar com uma conversa para quebrar o gelo. Mas volte, ao que está ali, sua meta.

4. Cuidado com a sinceridade em excesso. Muitas vezes, falar desta forma torna-se muito agressivo ao receptor, então evite. Seja, muito simpático, desta forma, mesmo que tenha que falar algo que não vai agradar o cliente, ele vai aceitar melhor.

5. Ouça muito. Sempre saiba ouvir seus clientes, quanto mais ele fala, mais ligado a você ficará. Está é uma estratégia muito usada por galanteadores, pessoas boas em convencer.

Quanto mais a pessoa fala, mais ela ficará presa a você. Tudo que é gasto tempo, é mais difícil do nosso cérebro aceitar o distanciamento e dessa forma, ele não vai querer te perder.

Indico um bom livro, que aborda este assunto que é: Venda a mente e não ao cliente de Jurgen Klaric.

6. Apoie-se na tecnologia. O Facebook, Instagram, Whatsapp, Telegram, entre outros, estão aqui e devem tornar-se uma arma de conquista de clientes. Use, de forma correta para chegar o coraçãozinho de comprador.

Cada uma tem uma forma diferente de usá-las. Entretanto, indico, faça testes, arrisque-se e encontrará o melhor para sua empresa.

Por fim, tenha uma comunicação de forma assertiva, simples, de igualdade com a pessoa que te procurar, e verá que, a comunicação é o mais importante para atingir ótimos resultados.

– Autor: Ivan Amaral Jr.
CEO e COO da Agência Housein
Diretor de Criação na Rakki Design