Housein Marketing digital em São José dos Pinhais

Housein-logo-responsivo
Telefone

41 3035-3276

WhatsApp

41 98452-6556

Local

Xv de Novembro, 2175 - Sl 23 - S. J. dos Pinhais

Housein-logo-responsivo
Telefone

41 3035-3276

WhatsApp

41 98452-6556

Local

Xv de Novembro, 2175 - Sl 23 - S. J. dos Pinhais

Marketing para empreendedores do ramo imobiliário

Conheça algumas ferramentas de marketing e como aplicá-las ao setor de imóveis

O mundo se encontra em um processo rápido de mudanças extremamente significativas, e elas têm desempenhado um forte impacto na vida das organizações e das pessoas. 

 

No campo imobiliário, essa situação não é indiferente, afinal, cada vez mais corretores e imobiliárias em Curitiba precisam estar organizadas e gerenciadas estrategicamente para que satisfaçam aos desejos e às necessidades de seus clientes com mais eficácia do que seus concorrentes.

Com base nessa tendência, separamos neste post algumas informações essenciais para quem deseja conhecer algumas das principais ferramentas de marketing existentes e saber como aplicá-las ao dia-a-dia. 

 

Afinal, o que é Marketing?

Marketing é uma palavra derivada de market, que significa mercado no idioma inglês. De maneira geral, podemos dizer que o marketing é arte e ciência, é seleção de mercados-alvo, é conquista, manutenção e fidelização de clientes, criando, entregando e comunicando um valor superior para eles, sendo que a entrega de valor está diretamente relacionada à administração de um determinado mix mercadológico e de suas estratégias.

Uma estratégia existe para planejar a evolução de uma empresa. É a orientação do pensamento organizacional para o futuro. E, para haver um futuro, a empresa precisa desenvolver e planejar a sua estratégia. Desse modo, planejar estrategicamente significa definir a missão e a visão da empresa, identificando suas grandes áreas de atuação.

 

Como uma empresa pode ganhar vantagens usando o marketing?

A base de todo processo de marketing está na pesquisa de mercado. Desse modo, para dar início ao desenvolvimento de qualquer estratégia de sucesso, é essencial que a empresa desenvolva a capacidade de conhecer e monitorar o seu mercado. 

Além do mais, as empresas devem analisar cenários e comparar suas decisões com o modo como os concorrentes realizam seu planejamento (ou seja, fazer o benchmarking e detectar tendências, para então responder rapidamente às necessidades dos clientes).

A pesquisa de marketing busca a obtenção de dados de forma empírica, sistemática e objetiva para a solução de problemas ou a avaliação de oportunidades específicas relacionadas ao marketing. Sem esse instrumento, não há meios de tomar qualquer tipo de decisão estratégica sem incorrer em riscos. Portanto, essa é a base de todo processo decisório.

 

Como posso me diferenciar com ações de marketing?

Existe um grande número de teorias de gestão para auxiliar as organizações a se adaptarem às novas imposições do mercado. Mas nem sempre isso garante a sobrevivência empresarial. A garantia está na realização de atividades diferentes daquelas realizadas pelos concorrentes – e o nome disso é posicionamento estratégico.

Para que uma empresa faça o melhor uso de um conceito de marketing, ela precisa organizar bem seu processo de desenvolvimento, de produção de produtos e/ou serviços, saber como se dará a precificação dos mesmos, que tipos de promoção e de distribuição de produtos e serviços pretenderá fazer e, sobretudo, se estas ações irão satisfazer às necessidades de pessoas e de outras organizações que possam a vir ser seus clientes.

 

Como aplicar o marketing ao empreendedorismo?

O conhecimento acerca de sua clientela é a chave para o marketing: o que as pessoas percebem, precisam e esperam hoje e no futuro. O público externo, formado pelos clientes (consumidores), é o foco principal de qualquer organização e deve sempre ser a base de qualquer decisão em marketing.

O planejamento estratégico de marketing coloca a empresa em sintonia com seus ambientes de atuação. Assim, é possível adaptá-la às mudanças de mercado, aproveitando oportunidades e anulando as ameaças que possam colocar em perigo suas estratégias. Em linhas gerais, o marketing deve buscar atingir os seguintes objetivos:

  • criar na empresa a visão focada no cliente; 
  • orientar a empresa para o mercado; 
  • manter a empresa informada sobre as mudanças em seus ambientes competitivos; 
  • posicionar a empresa no mercado; 
  • criar uma identidade empresarial; 
  • criar valor para o cliente; 
  • comprometer seus clientes internos.

Nesse sentido, um bom planejamento de marketing dentro de um projeto de empreendedorismo poderá avaliar em que momento a empresa se encontra e, também, traçar caminhos para novidades ou momentos de recuar, considerando-se todas as possíveis influências que possam alterá-los.

 

Como fazer marketing no mercado imobiliário?

O planejamento é o primeiro passo a ser dado por uma empresa que atua no mercado imobiliário. Ela deve estar bem informada e saber quais são seus objetivos antes de agir, decidindo-se sobre o que fazer e como fazer, antes de realmente fazê-lo. 

A pesquisa de marketing deve ser vista como um investimento pela empresa. Ela tem por objetivo responder a questões cruciais, buscando reduzir os riscos de qualquer decisão que deva ser tomada. Na era da informação, nada mais pode ser realizado sem respostas às perguntas que embasam qualquer planejamento.

O trabalho de planejamento estratégico de marketing imobiliário tem por objetivo avaliar todo o composto mercadológico, oferecendo alternativas de negócios e ações para atuação neste mercado, que é altamente rentável e que possui uma boa margem de lucratividade aos envolvidos. A garantia do sucesso de um planejamento reside em obter informações sobre o ambiente empresarial, principalmente o competitivo, que trata dos concorrentes da empresa e de seus consumidores. 

Portanto, o uso do marketing imobiliário pode evidenciar características de necessidades de clientes numa determinada localização por um tipo de imóvel em específico, pode melhorar o tipo de atendimento anterior e pós-venda, pode qualificar imóveis em potencial para diminuir tempo de espera para negociação e, sobretudo, apresentar uma marca com mais impacto no mercado, para que transmita aos clientes confiabilidade e excelência na prestação de serviços.

Afinal, quem busca por uma casa para morar, tem não somente uma necessidade, mas também expectativas, desejos, sonhos. E é justamente o papel do marketing saber reconhecer essas possibilidades para apresentar ao cliente a melhor solução, dentro da sua possibilidade real de investimento, sendo que também o marketing digital para imobiliárias é uma outra possibilidade de atuação e de ganho de espaço e de clientes, por meio de ações via internet.

Agora que você conheceu algumas informações bastante úteis sobre o marketing para empreendedores que desejam atuar no mercado imobiliário, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem as vantagens de se aprender sobre posicionamento estratégico e planejamento empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.