Marketing digital em São José dos Pinhais

Como o marketing ajuda a vender mais.

Antes de saber como o marketing pode ajudar a sua empresa, primeiro temos que entender o que é marketing.

Ele nada mais é que conjunto de estratégias, que normalmente são empresariais, de otimização de lucro pela adaptação da produção e oferta de mercadoria/serviços e divulgação massiva.
Em termos mais leigos, é a maneira de preparar e mostrar seu produto ou serviços a que tem interesse.
O Pai do marketing, Philip Kotler diz:
“é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.”

Mas, vamos ao que interessa: Como posso usar o marketing e como ele pode ajudar minha empresa?



Vamos imaginar: Seu José, dono de uma empresa que vende redes. Ele, fica todos os dias em uma rua muito movimentada de uma grande cidade, porém, seu José, deixa suas redes dentro das bolsas que usa para carregá-las, ele fica parado, sem gesticular, sem falar, sem nem mesmo uma pequena placa sobre o seus produtos.
Meu amigo leitor, o que acha que acontecerá com o pobre personagem?
Provavelmente, tem o mesmo pensamento que o meu. José não venderá nada, e em breve acabará falindo.

Voltando ao seu José das redes, Hoje, ele teve uma ideia, vai expor suas redes de forma que os clientes possam ver, sentir, imaginar no seu ambiente. Além disso, resolveu embalar separadamente todas, de uma forma que destaque as cores do produto e também sua marca, deixando também, um telefone para contato na embalagem.

Neste momento, volto a você leitor, o que acha que aconteceu com o José?
Você deve achar que ele aumentou suas vendas, além de provavelmente ter indicações de novos clientes por quem obteve o produto.

O que pretendo mostrar com esta pequena história, é que, com pequenas ações, as vendas aumentaram, consequentemente seu faturamento e lucro.

Lembro-me de um causo interessante. Uma loja de queijos e vinhos, estava situada em uma grande avenida de Curitiba. O proprietário, estava insatisfeito com as vendas, por conta própria, resolveu pesquisar um dos motivos de suas baixas vendas, mesmo estando em uma ótima localização.

Em seus estudos, descobriu ele, que os motoristas e motociclistas, têm um maior foco e percepção das coisas em geral para o lado direito e, sua loja ficado outro lado da via.

Em uma brilhante ideia, de dar inveja a muitos profissionais de neuromarketing, colocou uma placa, do lado avesso de sua loja, com uma mensagem provocadora que dizia: Proibido olhar e uma seta na direção do estabelecimento.

Apenas, com essa pequena estratégia de marketing seu faturamento subiu quase 45%.

O que quero mostrar com este caso é: que não precisa de grandes quantidades de dinheiro para utilizar o marketing, além de mostrar que aquela máxima de “quem não aparece, não é lembrado” sempre funciona.


Como o marketing pode ajudar meu negócio?


A utilização do marketing, torna-se indispensável para qualquer negócio, pois ele ajuda em vários aspectos, são eles:

• Reconhecimento de uma marca ou produto.


Vamos novamente imaginar, qual é a marca que utiliza como logo uma letra “M” gigante? Provavelmente, você pensou no Mc Donald’s.
Agora vamos fazer a mesma pergunta sobre um produto: Qual é o produto que um líquido de cor preta e que tem um logo vermelho?

O marketing ajuda a fixar na cabeça do consumidor o que você vende ou faz.

• Encontrar Clientes e interessados


Quando estamos no youtube e começa aquele vídeo, quase interminável de 5 segundos, nada mais é, o Google possibilitando o seu interesse sobre o que está sendo anunciado, neste caso, ele encontrou você.

• Criar reputações


Lembra da época que a Johnsons & johnsons era apenas sabonete e shampoo de bebês?
Usando esta reputação de qualidade e carinho com os pequenos, eles resolveram fazer a versão de adulto. Moldando instintivamente, a percepção de uma marca que cuida tão bem das crianças, porque não faria o mesmo por nós adultos. Basicamente, usaram a sua fama e reputação para outras finalidades.

• Aumentar venda e lucros


Se você tem um produto ou serviço excelente, tem um ótimo atendimento, agora você precisa que as pessoas conheçam ele.
O marketing e publicidade são as ferramentas para o negócio dar certo. Por meio de uma boa divulgação, com fachada para negócios físicos, folhetos, cartões de visita e também redes sociais, google, entre outros.

• Criar pertencimento


A famosa marca de motocicletas Harley-Davidson, é uma referência neste tipo de trabalho. A empresa conseguiu criar no íntimo dos motoqueiros, sejam eles, profissionais, amantes de moto ou de primeira viagem, um coletivo, quase uma tribo, de motoqueiros de essência, diferenciado, uma amante da aventura e da liberdade.
Este conceito de pertencimento, é um status para aquele que consome o produto, que neste caso são as motocicletas e todos os equipamentos. Para quem está nessa tribo é mais do que especial, é merecedor.

• Relacionamento com o cliente


O contato é uma maneira muito interessante de engajar seu público com a marca. Tratar cada um como se fosse o único, é um dos métodos muito utilizado nos dias de hoje. Manter o contato da marca, como se fosse uma pessoa traz para perto os clientes e criando um vínculo de amizade. A amizade, é algo incrível, pois, os clientes acabam virando um advogado da marca, e quando ocorrer um problema, pode haver uma legião para ajudar e também, por que não, proteger a marca.

• Informar seus clientes


Quanto mais informações a marca disponibilizar aos seus clientes, mais engajados eles estarão. Criar um conteúdo onde a marca ensina os consumidores sobre o que ela faz, além de ajudá-la a transformar a empresa em referência no mercado sobre o assunto, ainda conversa com os consumidores de forma de mentor.

Todos os itens que citei acima, ajudará a sua empresa ou produto/serviço a atingir o tão sonhado el dourado de qualquer empreendedor, o lucro.
Claro, que não é uma receita de bolo, muitos percalço podem acontecer. Mas lembre-se, “quem não arrisca, não petisca”.

Open chat